segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Expansão Marítima Europeia em Quadrinhos


Expansão Marítima Europeia em Quadrinhos

    A expansão marítima foi o resultado de uma série  de acontecimentos ocorridos na Europa Ocidental, com destaque para a formação das Monarquias Nacionais, a aliança entre o rei e a burguesia, a política econômica dos Estados Modernos, o Mercantilismo e a centralização política promovida pelo Estado Nacional caracterizando-se por ser um grande empreendimento econômico, político, social e militar. Foi nesse contexto que os europeus visaram buscar novas rotas comerciais até o Oriente.
As viagens marítimas eram muito arriscadas e grande parte dos estudos têm mostrado que muitos viajantes da época dos descobrimentos enfrentaram os mares sem a garantia de chegada ao fim da viagem.
    Tendo como tema principal o período as Expansão Marítima, os alunos das 6ª séries, após pesquisas em livros, sites da internet,  leituras de textos sobre o tema, atividades direcionadas em sala de aula, elaboração de roteiro, produziram (em duplas) uma história em quadrinhos.
    Cada história enfatiza diversas peculiaridades sobre o tema  como: instrumentos utilizados para a orientação dos navegadores, modelos de embarcações, motivações da viagens, dificuldades enfrentadas durante o percurso, o cotidiano a bordo dos navios, os principais navegadores, o pioneirismo português, entre outros.










Profª Maria Claudia

Nenhum comentário:

Postar um comentário